As ferramentas para empresas B2B representam uma estratégia essencial, não somente na otimização de processos, mas em todas as etapas das estratégias de negócios, automação de marketing, gestão de projetos, relacionamento com o cliente, atendimento ao consumidor e análise de dados.
Neste contexto, é vital que as empresas B2B não só adotem essas ferramentas, mas também moldem suas estratégias de marketing e vendas de acordo com o tipo de negócio e o segmento de seus clientes.
Então, para deixar mais dinâmica a leitura, vamos explorar 10 sugestões de ferramentas para empresas de tecnologia B2B por áreas e como elas podem transformar sua abordagem de negócios.
Confira!
1. Marketing
Conforme o marketing digital cresce e se torna cada vez mais comum no dia a dia das empresas, novas ideias surgem e, consequentemente, novas necessidades. E a partir delas, surgem ferramentas para auxiliar as equipes a atingirem os resultados esperados em suas estratégias.
O ideal é combinar ferramentas para ter um melhor resultado dentro das necessidades da sua empresa de tecnologia.
- RD Station Marketing – Automação de Marketing
O RD Station Marketing é um software de automação de marketing que reúne diversas funcionalidades em apenas um programa para facilitar e agilizar os processos que envolvem campanhas de marketing.
Dentre seus recursos estão: geração e nutrição de leads, gerenciamento eficiente de redes sociais, otimização de SEO, controle de resultados financeiros e dados de marketing e vendas, entre outros.
Ah, e por ter sido desenvolvido por uma empresa brasileira, o RD Station dispõe de um idioma totalmente em português. Além disso, sua interface simplificada e pensada na experiência do usuário permite que seja uma ferramenta de fácil utilização. O software também permite integração com outras ferramentas de marketing.
- Semrush – SEO
Não há como falar em Marketing de Conteúdo sem mencionar as estratégias do SEO, ou Search Engine Optimization. E quando se fala em SEO, o SEMRush se destaca como uma das ferramentas mais importantes do meio.
Um dos pontos fortes desse software é o seu potencial de análises de palavras-chave, mostrando tanto as palavras mais utilizadas quanto as mais buscadas. O benefício disso é oferecer aos profissionais de marketing termos e nichos com procura, mas ao mesmo tempo pouco explorados, abrindo a possibilidade de criar campanhas de marketing de conteúdo com mais chances de sucesso.
Além de analisar a performance do site da empresa, o SEMRush permite analisar os domínios de concorrentes, permitindo a identificação de possíveis janelas entre a escolha de palavras-chave de uma empresa para a outra.
O SEMRush também é conhecido por ser uma ferramenta bastante intuitiva e, portanto, fácil de usar.
- Marketing Conversacional – WhatsApp e chatbot
Essa estratégia de marketing é focada na geração de demanda através da conversação.
Normalmente, ela acontece no formato de mensagens trocadas em tempo real, na interação entre uma pessoa e um chatbot que representa o diálogo humano durante a troca de informações relevantes ao motivo inicial do contato.
Nesse tipo de marketing, não há espera por parte do consumidor, pois os fluxos de comunicação são programados previamente para fazer o atendimento a qualquer momento e sem necessidade de um atendente humano.
Essa interação é feita por meio de canais digitais, principalmente como os aplicativos de mensagens como o WhatsApp, onde pode ser incluído de forma bem simples principalmente em páginas de sites.
- Account Based Marketing – Maestro ABM
O Account Based Marketing (Marketing Baseado em Contas) reúne os esforços de marketing e vendas em ações estratégicas focadas em criar campanhas atrativas e adquirir leads qualificados. Você escolhe quem é seu potencial cliente e trabalha de maneira personalizada para atraí-lo.
De forma resumida, enquanto o inbound marketing busca atrair um grande número de leads e educá-los ao longo do tempo utilizando o conteúdo como principal estratégia, o ABM foca em identificar, envolver e converter contas específicas em clientes, utilizando uma abordagem hiper personalizada.
Aqui, as campanhas são altamente personalizadas para cada conta, buscando atender às necessidades e desafios específicos dessas entidades. O ABM é mais direto e personalizado, envolvendo frequentemente vendas e marketing trabalhando juntos para fechar grandes negócios com empresas específicas.
O Maestro ABM é um Software para a execução de projetos de Account-Based Marketing que permite a condução da estratégia de forma alinhada entre os times, orquestrando todos os pontos de contatos e mensurando as campanhas em tempo real.
2. Vendas
Hoje, o profissional de vendas precisa se virar nos 30 para mapear o mercado e ser especialista em entender de problemas para poder apresentar a melhor solução para seu cliente. Ele precisa focar em apresentar os benefícios certos e construir um relacionamento de confiança com seus potenciais clientes.
O contato frequente com os clientes é essencial para negócios que atuam no mercado B2B. Quanto maior for o prolongamento dos contratos de serviço ou fornecimento, melhores são os lucros do negócio.
Para ajudá-los, as ferramentas de vendas tornam-se suas principais aliadas para uma gestão mais eficaz e próxima dos seus contatos.
Vamos falar das duas principais:
- Customer Relationship Management (CRM) – Pipedrive
O Pipedrive é um software de Customer Relationship Management (CRM), ou Gestão de Relacionamento com o Cliente. Como o nome já entrega, o CRM tem como foco manter a comunicação da empresa sempre em dia com o cliente, automatizando e otimizando todos os processos envolvendo captação e manutenção de clientes atuais e potenciais.
Por meio dessa ferramenta, a empresa consegue automatizar tarefas como agendamento de reuniões, almoços de negócios, ligações e e-mails, entre outras atividades que acabam ocupando muito tempo da equipe.
Com isso, sobra mais tempo para trabalhar melhor com o seu funil de vendas, algo que o Pipedrive facilita no uso e na personalização, deixando tudo de forma bastante visual e compreensível.
- Ferramenta de prospecção Outbound – Sales Navigator
Uma das principais redes utilizadas para empresas B2B, é o Linkedin. E a gente sabe que todo profissional de vendas precisa estar bem relacionado. Sendo assim, o LinkedIn pode ser uma ótima arma para prospectar oportunidades, certo?
Quando falamos de prospecção Outbound via redes sociais, a solução para vendas do LinkedIn é o Sales Navigator. A ferramenta é oferecida pela própria rede social e tem como objetivo conectar compradores e vendedores. Lá, você constrói uma estratégia de segmentação e abordagem de seus prospects aproveitando todas as informações de perfil para construir um relacionamento mais próximo.
É possível acompanhar e interagir com seus prospects, utilizando as diversas funcionalidades da ferramenta: filtros de pesquisa, mensagens InMail, organização por meio de marcadores e visualização de quem viu seu perfil.
Uma dica para se destacar é: seja criativo e crie abordagens personalizadas para chamar a atenção!
3. Suporte e Engajamento do cliente
Com a crescente experiência de compra omnichannel, e conforme sua empresa cresce e conquista cada vez mais clientes, é preciso desenvolver um sistema de atendimento ao cliente, um SAC eficiente e profissional.
Adotar uma ferramenta para isso, é com certeza um passo importante para melhorar a experiência do seu cliente.
- Atendimento ao cliente – Zendesk
Um dos principais players do segmento de automação do serviço de atendimento ao cliente para empresas de tecnologia, é a Zendesk. Seu grande diferencial é a interação por meio de qualquer canal.
A empresa tem uma proposta de atendimento ao cliente através de diversas plataformas diferentes e integradas, como telefone, internet, chat online, redes sociais e e-mail. Um dos destaques é a integração com redes sociais, permitindo que os atendentes interajam usando uma única interface de mensagens de texto, sem ter que “pular” de uma rede social para outra.
A Zendesk oferece soluções escaláveis de suporte ao cliente, desde pequenas startups a grandes corporações. Com recursos como automação e análises preditivas, ajuda as empresas a melhorar a eficiência do atendimento ao cliente e a aumentar a satisfação do cliente.
É uma solução desenvolvida para que o consumidor se sinta acolhido e atendido prontamente em diversas situações em que interage com sua empresa.
4. Gestão de Projetos e times
Após a pandemia e um ambiente de trabalho cada vez mais híbrido, a comunicação assíncrona e interna das empresas B2B, é essencial para manter todos os membros da equipe informados, alinhados e produtivos.
Com as ferramentas certas, você pode melhorar a colaboração e garantir que todos estejam trabalhando em direção aos mesmos objetivos.
- Comunicação interna – Slack
Slack é uma ferramenta de mensagens para empresas, que permite criar canais para diferentes equipes, projetos e assuntos, facilitando a comunicação e colaboração em um ambiente unificado.
Além de enviar mensagens e arquivos, é possível fazer chamadas de áudio e vídeo, tudo em um só lugar. O Slack também oferece integração com outras ferramentas como Google Drive e Trello, aumentando a eficiência e transformando a forma como as organizações se comunicam.
Slack é fundamental para manter a comunicação da equipe alinhada facilitando a colaboração e o fluxo de trabalho entre departamentos.
- Gestão de projetos e tarefas – Asana
O Asana é uma ferramenta de gerenciamento de projetos que também pode ser usada como uma ferramenta de produtividade.
Com o Asana, você pode criar projetos e tarefas para diferentes equipes, colaboradores e prazos, além de compartilhar arquivos e comentários. A ferramenta também oferece integração com outras ferramentas, como o Slack e o Google Drive.
Dito isso, o Asana ajuda as equipes de tecnologia a organizar projetos, rastrear o progresso e cumprir prazos. Com funcionalidades de automação e integração com outras ferramentas, é ideal para manter todos na equipe em sincronia.
5. Inteligência de Dados
A cultura data driven no mundo corporativo, principalmente para empresas de tecnologia B2B veio para ficar. Então, quanto antes sua empresa aderir a esse conceito, mais competitiva ela será.
Para aplicar essa visão orientada por dados, um passo simples é começar pelo o Google Analytics, uma das ferramentas mais populares do meio. Para utilizá-lo, basta usar a sua conta do Google.
- WebSite Analytics – GA4
Para qualquer estratégia de marketing digital, a análise de dados é sempre uma parte essencial. Afinal, sem os dados, não há como saber ao certo o resultado de suas campanhas e o que você pode fazer para que elas tenham melhor performance.
Nessas horas, o GA4 surge como uma excelente opção gratuita de coleta de dados de acesso e navegação em sites, seja em desktops ou dispositivos móveis. Ele oferece informações sobre páginas mais acessadas, número de visitantes, fonte de tráfego, comportamento do cliente durante o acesso à página, entre outras informações valiosas que também podem contribuir para entender como está a usabilidade da sua página.
Portanto, o GA4 fornece dados valiosos sobre o comportamento dos visitantes do site, eficácia de campanhas e conversões. É crucial para otimizar as estratégias de marketing digital e entender melhor o retorno sobre o investimento em marketing.
BÔNUS: Ainda nesse pilar de dados, uma ferramenta importante para Análise de Dados e Business Intelligence, é a Tableau. Essa ferramenta, é líder em visualização de dados e análise de Business Intelligence, permitindo que as empresas de tecnologia transformem grandes volumes de dados em insights acionáveis, essenciais para tomar decisões estratégicas baseadas em dados.
Conclusão
Adotar as ferramentas certas é crucial para empresas de tecnologia B2B que desejam se destacar em um mercado competitivo. As ferramentas mencionadas acima oferecem uma combinação poderosa de funcionalidades que podem transformar áreas-chave de seu negócio.
Por isso, conhecer um pouco mais sobre cada ferramenta, entender suas finalidades e recursos, são os primeiros passos para tomar as melhores decisões. Sempre tendo claro as necessidades de sua empresa e o valor que você tem disponível para fazer tais investimentos.
Lembre-se de ler avaliações sobre cada uma delas e de utilizar o período de teste gratuito para ver a ferramenta na prática. Uma das informações mais importantes é saber se a ferramenta é intuitiva e fácil de usar.
A partir daí, você terá mais segurança para decidir as melhores ferramentas para a sua empresa e já poderá seguir para os próximos passos, que serão implementá-las na rotina da sua equipe.
Mas, se tudo ainda parece confuso e você tiver dúvidas, nos procure aqui na Montre!! Somos seu parceiro no marketing digital, com grande experiência focada em trazer resultados para empresas de tecnologia B2B.